segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Obesidade

Trabalho de educação fisica...

Obesidade

O que é: Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.

Causas: Obesidade tende a ocorrer em membros da mesma família, o que sugere uma causa genética. Ainda, familiares também compartilham hábitos de dieta e estilo de vida que podem contribuir para a obesidade. Geralmente é difícil separar os fatores genéticos dos de dieta e estilo de vida. Ainda assim, a ciência mostra que hereditariedade está relacionada com a obesidade. Em um estudo, adultos que foram adotados quando eram crianças mostraram ter peso mais próximo de seus pais biológicos do que dos pais adotivos. Nesse caso, a herança genética teve mais influência no desenvolvimento da obesidade do que o ambiente na família adotiva.Entretanto, os genes não sentenciam a pessoa a ser obesa pelo resto da vida. O ambiente também tem forte influência como uma das causas da obesidade. Isso inclui hábitos de estilo de vida, como o que a pessoa come e seus hábitos de atividade física.
Embora você não possa alterar sua herança genética, pode mudar seus hábitos alimentares e níveis de atividade física.
Fatores psicológicos também podem influenciar os hábitos alimentares. Muitas pessoas comem como resposta a emoções negativas como tristeza, tédio ou raiva. A maioria das pessoas acima do peso não tem mais problemas psicológicos do que as com o peso correto. Ainda assim, até 10% das pessoas com obesidade moderada, que tentam emagrecer sozinhas ou através de programa de perda de peso comercial, têm desordem de compulsão alimentar. Essa desordem é ainda mais comum em pessoas com obesidade severa. Algumas doenças podem causar obesidade ou a tendência a ganhar peso. Essas incluem hipotireoidismo, síndrome de Cushing, depressão e certos problemas neurológicos que podem levar a comer demasiadamente. Ainda, medicamentos como esteróides e alguns antidepressivos podem causar ganho de peso. Um médico pode dizer se você está com uma condição médica que está causando ganho de peso ou tornando o emagrecimento mais difícil.

Conseqüências: A obesidade também está relacionada a maiores taxas de certos tipos de câncer. Homens obesos têm maior probabilidade de desenvolver câncer do cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas têm mais chances de sofrer câncer no útero, vesícula biliar, cérvix e ovário. Câncer esofágico também tem sido associado à obesidade. Médicos em geral concordam que quanto mais a pessoa for obesa, maiores serão seus problemas de saúde.

Outras conseqüências para a saúde da obesidade incluem:
* Cálculo biliar e doença na vesícula biliar.
* Doença do fígado gorduroso.
* Refluxo gastroesofágico.
* Osteoartrite.
* Gota.
* Problemas pulmonares como apnéia do sono.
* Problemas reprodutivos em mulheres, incluindo irregularidades menstruais e infertilidade.

Uma das conseqüências mais dolorosas da obesidade pode ser o sofrimento emocional. A sociedade enfatiza a aparência física e muitas vezes associa atratividade à magreza, especialmente para mulheres. Isso faz as pessoas acima do peso se sentirem sem atrativos. Muitas pessoas pensam que os obesos são gulosos, preguiçosos ou ambos. Como resultado, pessoas obesas frequentemente enfrentam preconceito ou discriminação no mercado de trabalho, escola e situações sociais. O sentimento de rejeição, vergonha e depressão pode ocorrer.

Doenças

Distúrbios

Hipertensão arterial

Distúrbios lipídicos

Doenças cardiovasculares

Hipercolesterolemia

Doenças cérebro-vasculares

Diminuição de HDL ("colesterol bom")

Diabetes Mellitus tipo II

Aumento da insulina

Câncer

Intolerância à glicose

Osteoartrite

Distúrbios menstruais/Infertilidade

Coledocolitíase

Apnéia do sono

Como Evitar:

· Hipertensão Arterial - A hipertensão arterial ocorre quando há um aumento da pressão, podendo ocasionar vários problemas cardiovasculares. O risco de desenvolver a hipertensão em pessoas acima do peso é muito maior do que em pessoas com peso adequado. Porém, existem outros fatores que contribuem para que esta doença se desenvolva: excesso no consumo de sódio, de álcool e sedentarismo. O tratamento da hipertensão deve basear-se numa alimentação balanceada nutricionalmente, contendo todos os nutrientes, prática de atividade física e evitar o consumo de álcool, sal e sódio em excesso.

· Resistência à Insulina - A resistência à insulina ou hiperinsulinemia é uma doença onde há um aumento na produção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, para tentar manter os níveis de glicose sangüínea normais. Assim, os níveis de glicemia estão freqüentemente normais, mas a insulina está elevada.Este é um fator de risco para o diabetes tipo 2 e resulta em algumas alterações como diminuição do HDL-colesterol e aumento do triglicérides.

· Diabetes - No Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas (10% da população) estão diabéticas. O diabetes é caracterizado pelo aumento de glicose no sangue por deficiência de insulina ou por resistência à insulina. Existem 2 tipos: tipo I (insulino-dependente), geralmente adquirida por fatores genéticos e tipo II (não insulino-dependente), comumente causada pela obesidade e outros fatores ambientais. Podemos citar alguns fatores de risco, como histórico familiar de diabetes, sedentarismo, obesidade, doenças coronarianas e outros. O diabetes é diagnosticado através do exame de sangue. A faixa de normalidade da glicemia é de 70 a 110mg/dl e o tratamento deve ser baseado em alimentação específica, juntamente com prática de atividade física e alguns casos o uso de medicamentos prescritos pelo médico, como hipoglicemiantes orais ou insulina. A prevenção do diabetes tipo II pode ser feira através da manutenção do peso ideal, prática de atividade física, não fumar, controlar a pressão arterial e evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas, como cortisona e diuréticos.

· Colesterol elevado - O colesterol total é composto pelas frações: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim) e triglicérides. Ele também é diagnosticado através do exame de sangue, sendo normal até 200mg/dl.Os níveis aumentados de colesterol total, LDL-colesterol (>200 mg/dl) e triglicérides (>150mg/dl) podem acarretar em entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. Como prevenção deve-se evitar gordura saturada, presente em produtos de origem animal, como manteigas, leite integral e derivados, carnes gordas, pele de frango, frituras em geral etc. As fibras da alimentação e a prática de atividade física também contribuem para a normalização dos índices de colesterol.Para prevenir doenças e ter uma vida saudável basta ter uma alimentação adequada e praticar atividade física, reduzindo assim o excesso de peso.

By мαяι ツ

Nenhum comentário:

Postar um comentário