segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Colocação Pronominal

Próclise - antes
• palavras negativas.
• estas, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquela, aquele, aqueles, aquelas, aquilo
• QUE SE
• Com Advérbio – cá, lá, aqui, ali, ontem, amanhã, hoje, mais, quase, nunca, não, sim jamais, talvez, tarde, cedo, sempre.
• Com pronome relativo – Evitam a repetição (que, quem, onde, o qual, os quais, cujo, cujos, quanto, quantos)
• Com a prep. Em + verbo no gerúndio – NDO
• Desejo expressado
• Com pron. Indefinido – Referem a 3 pessoa (Algo, tudo, nada, alguém, vários, alguns, ninguém, outros, muitos, poucos, nenhum, todos, nenhuma)
• ?

Ênclise - depois
• No inicio de frase
• Expressa ordem, advertência ou pedido.
• Com verbo no gerúndio – NDO
• Verbo podendo ter valor substantivo, é a forma não conjugada R
OBS não usamos ênclise com ADO EDO IDO

Mesóclise - meio
• Com verbo no fut. Do pret. E fut. Do presente ( EI, IA)
OBS para desfazer a mesóclise transforma em próclise

OBS GERAL: Aqui se trabalha (Próclise sem virgula)
Aqui, trabalha-se (Ênclise com virgula)

Me vestirei rapidamente (não pode o me na frente)
Vestir-me-ei rapidamente (certo)
Eu me vestirei rapidamente (desfazendo a mesóclise)
Eu não me vestirei rapidamente (negativa)


Marii

Nenhum comentário:

Postar um comentário