segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dom Casmurro part1

Personagens Principais

• Dom Casmurro (fase adulta) ou Bentinho (fase criança) protagonista e narrador da historia
Bentinho era uma criança tímida, ingênua, sem muita iniciativa e bastante dependente da mãe. Tinha uma imaginação fértil. Durante a historia ele narrava às vezes como se o mundo fosse o “céu” e as vezes de um jeito muito melancólico. Em termo de classes sociais ele era superior.
• Capitu
Inteligente, prática, personalidade forte e marcante. Capitu filha de Sr. Pádua e D Fortunata é a protagonista também, junto com Bentinho. Sua família mora ao lado da casa de Bentinho os dois crescem juntos. Capitu, com seus “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” ou “olhos de ressaca”, Mostra capaz de envolver Bentinho.
• D. Glória. Mãe de Bentinho
Cedo assume a casa com a morte do marido, o pai de Bentinho. Ao longo da historia Glória, mostra uma mulher religiosa, apegada às tradições e ao passado, conforme Dom Casmurro fala no livro. Uma boa mulher, descendente de famílias tradicionais, mineira e paulista. D. Glória apesar de ser jovem e ainda bonita, não mostra interessada a nenhum homem, dedicando apenas às tarefas de casa, cuidar do lar e educar o filho.
• Escobar.
Escobar muito amigo de Bentinho, amigos do seminário, comerciante e mostra um tanto “misterioso” teria formando o triângulo amoroso da suspeita de Bentinho? Bentinho fica com a duvida, porque Escobar morre antes de Dom Casmurro tentar julga-lo. Era casado com Sancha, com quem teve uma filha. Escobar era um homem de ação, trabalhava de comerciante e gostava de esporte.
• Ezequiel
É o filho de dom Casmurro com Capitu, ou de Escobar, pelo fato de ninguém saber do verdadeiro pai. Gostava de imitar e imitava muito bem Escobar. Por causa do jeito de Ezequiel que Dom Casmurro começou a desconfiar de ter sido vitima de adultério.

Marii

Nenhum comentário:

Postar um comentário