quinta-feira, 26 de abril de 2012

EFEITOS COLIGATIVOS - Parte 5


Pressão Osmótica (Osmoscopia)
você já temperou a salada muito antes de servir à mesa?

ela murchou porque? pressão osmótica, o solvente (no caso a água) passa pela membrana semipermeavel (membrana celular nesse caso) indo de uma solução mais diluída (interior da célula) para uma mais concentrada (o tempero de sal e vinagre), como as células perdem água, as folhas murcham

Pressão osmótica é a pressão que se deveria aplicar sobre a solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável. A pressão osmótica é representada pela letra grega p. Essa pressão é equivalente à pressão exercida pelo solvente na passagem através da membrana.

Osmoscopia é a medida da pressão osmótica, que pode ser medida por aparelhos chamados osmômetros.

Soluções isotônicas são soluções de mesma pressão osmótica. Uma solução será hipotônica em relação à outra, quando tiver menor pressão osmótica; e será hipertônica quando tiver maior pressão osmótica.

Exemplo:

Uma solução 0,4 molar de um certo soluto será hipertônica em relação a uma solução 0,1 molar do mesmo soluto, no mesmo solvente e à mesma temperatura.

 Osmose e Pressão Osmótica

Osmose é passagem de um solvente para o interior de uma solução feita desse mesmo solvente, através de uma membrana semipermeável. A osmose é também uma propriedade coligativa das soluções, pois depende do número de partículas dissolvidas

Tipos de membranas:
Permeáveis: são aquelas que permitem a passagem tanto do solvente como do soluto.
Semipermeáveis: são aquelas que permitem apenas a passagem do solvente.
Impermeáveis: são aquelas que não permitem a passagem de soluto e solvente.

O fluxo de solvente ocorre da solução mais diluída para a solução mais concentrada

Pressão Osmótica

Pressão osmótica é a pressão que se deveria aplicar sobre a solução, a determinada temperatura, para impedir a passagem do solvente através da membrana. A pressão osmótica é representada pela letra grega π (Pi).

π = pressão osmótica.
M = concentração em mol/L.

Para soluções moleculares, temos:

π = M.R.T

Para soluções iônicas, temos:

π = M.R.T.i

As soluções que apresentam mesma pressão osmótica denominam-se isotônicas. Em caso contrário, anisotônicas; a de maior pressão osmótica hipertônica; e a de menor pressão osmótica, hipotônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário