quinta-feira, 26 de abril de 2012

Glossário


Confusão - Estado do que é confuso, misturado, desordenado; tumulto; desordem: provocar a confusão numa assembléia. Embaraço que causam o pudor, a vergonha, a modéstia.
Gênero - Grupo da classificação dos seres vivos que reúne espécies vizinhas, aparentadas, afins, por apresentarem entre si semelhanças constantes.
Maneira de ser ou de fazer: é esse o seu gênero de vestir-se.
Gênero literário, variedade da obra literária, segundo o assunto e a maneira de tratá-lo, o estilo, a estrutura e as características formais da composição: gênero lírico, gênero épico, gênero dramático.
Imaginário - Que só existe na imaginação. Domínio da imaginação: em certos distúrbios mentais, o imaginário supera o real.
Categoria - Cada uma das classes em que se dividem as idéias ou os termos. Classe, grupo, série; boa posição social ou cultural: homem ...
Universalidade - Qualidade ou caráter de universal; generalidade: universalidade de uma obra literária.
Língua - Conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita
Número - Relação entre qualquer quantidade e outra tomada como termo de comparação e que se chama unidade. Reunião de várias unidades, ou frações de unidade.
Expressar - O mesmo que exprimir (-se).
Propriedade - O que distingue particularmente uma coisa de outra do mesmo gênero: uma das propriedades da esfera é ter os pontos da sua superfície eqüidistantes do centro.
Física - Ciência que tem por objeto o estudo das propriedades gerais dos corpos e as leis que tendem a modificar seu estado ou seu movimento sem modificar-lhes a natureza.
Sexuado - Que tem sexo. Reprodução sexuada, aquela que se realiza mediante o encontro de células especializadas, os gametas masculinos e femininos.
Errôneo - Que contém erros: opinião errônea.
Canal - Curso de água artificial cavado pelo homem e utilizado seja para navegação ou transporte, seja para irrigação ou drenamento de certas regiões, seja, ainda, para abastecimento de instalações industriais.Braço de mar; estreito.Em radiotelevisão, via de comunicação radielétrica à qual é reservada uma faixa mais ou menos ampla da faixa de freqüência.
Contexto - Conjunto do texto que precede ou sucede uma frase, um grupo de palavras, uma palavra. Conjunto de circunstâncias que acompanham um acontecimento.
Fala - Ato ou faculdade de falar. Alocução, discurso. Voz, palavra, frase. Expressão, comunicação, significado. Idioma.
Interlocutor - Pessoa que conversa com outra. Pessoa que toma parte numa conversação.
Fluência - Ação de fluir, fluidez.Facilidade, espontaneidade no falar ou escrever: fluência de estilo.
Coesão - União; harmonia; associação íntima: a coesão das partes de um Estado. Qualidade de uma coisa cujas partes estão todas ligadas entre si: a coesão de uma narrativa. Harmonia, concordância.
Coerência - União das diversas partes de um corpo.
Entonação - Ato ou efeito de entonar; entoação.
Convincente - Que convence: raciocínio convincente.
Linguagem - Maneira de falar, relativamente às expressões, ao estilo: linguagem obscura, incorreta. Voz, grito, canto dos animais: linguagem dos papagaios.
Arte - Maneira de fazer uma coisa segundo as regras: arte militar, oratória, dramática. Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte.
Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época: a arte italiana.
Poesia - Arte de fazer versos.
Prosa - Basicamente, é qualquer expressão lingüística escrita ou falada que não seja poesia. Em prosa são escritos romances, peças de teatro, contos, artigos, relatos jornalísticos e ensaios.
Clássico - Relativo à Antiguidade greco-latina ou aos grandes autores e à arte dos séc. XVI a XVIII: as línguas clássicas; o teatro clássico; a arquitetura clássica. Considerado como um modelo do gênero: obra que se tornou clássica.
Manifestação - Ato de manifestar(-se): manifestação do pensamento.
Sistema - Reunião de princípios coordenados de modo a formar uma doutrina: o sistema filosófico de Descartes. Sistema nervoso. Forma de organização administrativa, política, social ou econômica de um Estado.
Lírico - Cheio de sentimento, de vibração. Artista lírico, ator ou atriz que canta. Poesia lírica, antigamente, poesia que se cantava com acompanhamento da lira; atualmente, gênero de poesia em que o poeta exprime suas emoções e sentimentos pessoais.
Épico - Que descreve em versos os feitos heróicos: os poemas épicos de Homero. Próprio da epopéia: estilo épico. Extraordinário, memorável: proeza épica.
Dramático - Relativo ao teatro: arte dramática.Que se ocupa com teatro: autor dramático.
Espécie - Unidade básica da classificação científica
Modalidade - Maneira de ser; cada aspecto ou particularidade diferente do mesmo fato.
Conto - Gênero de prosa de ficção. Narrativa folclórica. História mentirosa.
Romance - Literatura Narrativa em prosa, mais ou menos longa, na qual se relatam fatos imaginários (embora estruturados com verossimilhança), às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato de aventuras, no estudo de costumes ou tipos psicológicos, na crítica social. Literatura medieval. Obra narrativa escrita em língua românica, em verso ou prosa.
Crônica - Coletânea de fatos históricos, de narrações em ordem cronológica. Gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida cotidiana.
Novela - Conto; pequeno romance; narração de aventuras.
Crítico - Relativo à crítica; que se funda em critério, que estabelece juízo de valor para obras artísticas, científicas etc.: estudo crítico.
Machista - Relativo ao machismo. Pessoa adepta do machismo
Intenção - Desígnio deliberado de praticar tal ou tal ato: a intenção não basta para configurar o delito. Vontade, desejo. Pensamento secreto e reservado.
Informação - Ação de informar ou informar-se. Notícia recebida ou comunicada; informe.
Estereótipo - Comportamento desprovido de originalidade e de adequação à situação presente, e caracterizado pela repetição automática de um modelo anterior, anônimo ou impessoal.
Duvidar - Ter dúvida, não saber ao certo. Não acreditar, não admitir. Descrer, não confiar. Ter suspeitas, desconfiar.
Texto - Palavras citadas para demonstrar ou documentar alguma coisa. Passagem da Escritura que serve como tema de sermão.
Literário - Relativo à literatura: jornal literário. Meios literários, ambiente daqueles que cultivam a literatura.
Técnico - Relativo a uma arte ou a uma ciência: estudo técnico. Indivíduo que tem conhecimento prático de uma arte ou de uma ciência;
Processo - Método; sistema: adotar novos processos de ensino. Conjunto de atos por que se realiza uma operação qualquer (química, farmacêutica, industrial etc.).
Código - Coleção de leis: Código Penal. Coleção de regras e preceitos. Sistema de símbolos que permite a representação de uma informação: código Morse.
Homo sapiens - Um humano, ser humano, pessoa ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao género Homo, família Hominidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário