quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quimica


Hidróxido de sódio ou soda cáustica (NaOH)  É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades. É usado na fabricação do sabão e glicerina É usado na fabricação de sais de sódio em geral. É usado em inúmeros processos industriais na petroquímica e na fabricação de papel, celulose, corantes, etc. É usado na limpeza doméstica. É muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado.
Cloreto de Sódio é solúvel em água  O Cloreto de sódio, também conhecido por sal de cozinha, ou simplesmente sal é uma substância química de cor branca e de fórmula química NaCl, com gosto salgado, podendo ser em pedra, em grão, em pó ou em espuma. O cloreto de sódio é usado para deixar as coisas mais salgadas. Pode ser encontrado em abundância nos oceanos e nos pratos típicos mexicanos. O cloreto de sódio, mais vulgarmente conhecido por sal das cozinhas, consiste num sólido cristalino incolor, solúvel em água e muito ligeiramente solúvel em etanol. A sua fórmula química é NaCl, possui densidade relativa de 2,17, ponto de fusão de 801 ºC e ponto de ebulição de 1413 ºC. O cloreto de sódio ocorre como mineral halita (sal rochoso), em salmouras naturais e na água do mar. Possui a propriedade de solubilidade na água variar muito pouco com a temperatura.É usado industrialmente para uma variedade de produtos que têm por base o sódio, como por exemplo o processo Solvay para Na2CO3 e é conhecido universalmente como preservante e tempero alimentar. O cloreto de sódio possui um papel-chave nos sistemas biológicos na manutenção de balanços eletrólitos.
Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) É a cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada. É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa: É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria. O hidróxido de cálcio apresenta-se como um pó branco, alcalino, pouco solúvel em água Trata-se de uma base forte obtida a partir da calcinação do carbonato de cálcio, até sua transformação em óxido de cálcio (cal viva). Com a hidratação do óxido de cálcio chega-se ao hidróxido de cálcio e a reação entre este e o gás carbônico leva à formação do carbonato de cálcio. As propriedades do hidróxido de cálcio derivam de sua dissociação iônica em íons cálcio e íons hidroxila, sendo que a ação destes íons sobre os tecidos e as bactérias explicam as propriedades biológicas e antimicrobianas desta substância. As alterações nas propriedades biológicas podem também ser esclarecidas pelas reações químicas demonstradas, uma vez que o hidróxido de cálcio na presença de dióxido de carbono transforma-se em carbonato de cálcio apresentando características químicas de um óxido ácido fraco. Este produto formado é desprovido das propriedades biológicas do hidróxido de cálcio, como a capacidade mineralizadora.
Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico. O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2 (anteriormente chamada IIA), sólido nas condições ambientais.É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre, onde constitui cerca de 2% da sua massa,[1] e o nono no Universo conhecido, no seu todo.[2] Esta preponderância do magnésio está relacionadacom o fato de se formar facilmente em supernovas através da adição sequencial de três núcleos de hélio ao carbono (que é, por sua vez, feito de três núcleos de hélio). A alta solubilidade dos iões de magnésio na água assegura-lhe a posição como terceiro elemento mais abundante na água do mar[3].É empregado principalmente como elemento de liga com o alumínio. Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.
Hidróxido de alumínio (Al(OH)3) É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc O hidróxido de alumínio reduz a carga ácida total em virtude da reação de neutralização do ácido clorídrico. Desta forma as quantidades de íons hidrogênio, para retrodifusão através da mucosa gastrintestinal, diminuem. O mecanismo de ação dos antiácidos inclui o aumento da secreção de bicarboanto e muco, aumento da produção e liberação de prostaglandinas e manutenção da microcirculação
Ácido clorídrico (HCl) - O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático. É encontrado no suco gástrico. É um reagente muito usado na indústria e no laboratório. É usado na limpeza de edifícios após a sua caiação, para remover os respingos de cal. É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais. e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfíceis metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.
Ácido sulfúrico (H2SO4) - É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. O poder econômico de um país pode ser avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele fabrica e consome. É o ácido dos acumuladores de chumbo (baterias) usados nos automóveis. É consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, fabricação de papel, corantes, etc. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais. O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante. O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido. As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental. é usado na manufatura de baterias de carro. Ele também é conhecido como 'Óleo de Vitriol'.
Ácido nítrico (HNO3) - Depois do sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria. Seu maior consumo é na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora) e ácido pícrico e picrato de amônio. Ácido Nítrico (HNO3) --> É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre. Aki,em todas as reação que eu fiz ele reagir com certos metais todas em reações tiveram como um dos produtos o dióxido de nitrogênio e um sal.Acho que ele é mais reativo que ácido sulfúrico.Geralmente quando esta bem concentrado é perigoso demais.É um ácido controlado pelo exercito e talz,mais é bem facil de ser produzido. O ácido nítrico é incolor, seu ponto de ebulição é 86ºC, ele também é um ácido forte e oxidante, é possível misturá-lo em água independente da proporção.
Ácido carbônico (H2CO3) - É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Forma-se na reação do gás carbônico com a água: CO2 + H2O ⇒ H2CO3 O ácido carbônico é o ácido mais inofensivo de todos. Enquanto os outros corroem, ferem e até podem matar, o ácido carbônico não machuca nenhuma mosca. De tão fraco, ele é usado em várias bebidas, tanto Coca-cola (que ataca os dentes é o ácido fosfórico) quanto cerveja e Refrigerantes Noku. Porém, o ácido no refrigerante, se for misturado com Mentos, pode causar efeitos devastadores. O ácido carbónico é um ácido fraco, dibásico, não isolável, que se forma em pequena quantidade quando se dissolve dióxido de carbono em água. Este ácido, na sua forma pura não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a -30 ºC.Este ácido decompõe-se a temperaturas de 20-25 ºC, libertando dióxido de carbono. Por este motivo, os seus sais são decompostos por muitos ácidos.O ácido carbónico desloca os ácidos cianídrico, sulfídrico, hipocloroso e bórico dos seus sais e faz passar os cromatos a dicromatos.Os sais do ácido carbónico são carbonatos neutros e carbonatos ácidos (bicarbonatos ou hidrogenocarbonatos)
Ácido Cianídrico (HCN) --> Ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos, é usado nas "câmaras de gás" para executar pessoas condenadas à morte. O ácido cianídrico, também designado de ácido prússico, é um ácido fraco de fórmula HCN. Apresenta um cheiro a amêndoas-amargas e é muito tóxico.
A sua toxicidade deve-se a uma desativação das enzimas de oxidação (oxidases) através da formação de complexos como o ferro que estas enzimas contêm, bloqueando-se deste modo a cadeia de transporte de eletrões até ao oxigénio. Este ácido encontra-se no glicósido amigdalina, nos caroços de alperce, nas amêndoas-amargas e frutos semelhantes.
Os sais do ácido cianídrico são os cianetos, também muito tóxicos, como por exemplo o cianeto de potássio. O ácido cianídrico obtém-se industrialmente fazendo passar uma mistura de azoto e água, ou amoníaco, sobre carvão incandescente ou, no laboratório, fazendo cair sob a forma de gotas ácido sulfúrico concentrado sobre cianeto de potássio. Uma intoxicação com este ácido provoca um envenenamento imediato e, geralmente mortal. O veneno combina-se com a hemoglobina, bloqueando o transporte de oxigénio e consequentemente a respiração interna. Em casos ligeiros, deve-se dar imediatamente oxigénio e chamar o médico.
carbonato de cálcio (CaCO3), que forma massas muito grandes (calcários) em determinadas regiões. Pode também aparecer nas formas de mármore e de giz. O carbonato de cálcio, também conhecido como calcita, é um mineral inorgânico quimicamente inerte com características alcalinas que resulta em reações do óxido de cálcio com dióxido de carbono. Em solução aquosa, sofre hidrólise salina. CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2 Na natureza, o carbonato de cálcio pode ser encontrado nos minerais, na forma cristalina: aragonita, que apresenta a forma ortorrômbica; e calcita, que apresenta a forma romboédrica ou trigonal. Sua fórmula química é CaCO3. O Carbonato de cálcio pode ser usado na prevenção de doenças na forma de medicamentos. Indicado para o tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio, como por exemplo, osteoporose. O carbonato de cálcio, cuja fórmula química é CaCO3, consiste num sólido branco que é muito pouco solúvel na água. Decompõe-se por aquecimento formando-se óxido de cálcio (cal viva) e dióxido de carbono. O carbonato de cálcio ocorre na Natureza nos minerais calcite (que cristaliza no sistema romboedral e possui uma densidade relativa de 2,71) e aragonite (que cristaliza no sistema rômbico e possui uma densidade relativa de 2,93). As rochas contendo carbonato de cálcio dissolvem-se lentamente sob a ação de chuvas ácidas (contendo dióxido de carbono dissolvido) provocando dureza temporária. Pode também ser encontrado nas conchas dos moluscos e na carapaça dos custáceos. No laboratório, o carbonato de cálcio é precipitado borbulhando dióxido de carbono na solução aquosa de cal viva. O carbonato de cálcio é usado na produção de cal (óxido de cálcio) e é a principal matéria-prima no processo Solvay.
Fluoreto de Sódio - Fluoreto de sódio é um sal inorgânico, haleto alcalino, de fórmula mínima NaF, derivado do HF.Usos: É usado na prevenção de caries dentarias, na fabricação de pastas de dentes e inseticidas, na fluoretação de água potável, e como preservante de madeira. Efeitos sobre o organismo humano: Por ser usado em cremes dentais, ele inibe a desmineralização dos dentes, tornando-os menos suscetíveis a carie. Toxicidade sobre o organismo humano
O fluoreto de sódio é considerado tóxico a partir de doses de 5 a 10 microgramas. Ele causa inibição enzimática, estado de choque pelas modificações da concentração de potássio, agressão a certos órgãos, principalmente os digestórios, devido a enzima do estômago, frequentemente seguido por uma gastrite aguda causada pela formação do ácido fluorídrico. Causa a morte após duas horas na ausência de tratamento.Também utilizado para por em receitas caseiras ou remédios para gripe. O fluoreto de sódio para uso odontológico serve para reagir com o cálcio ( com a hidroxiapatita) do dente e formar o fluoreto de cálcio, que é uma camada protetora ao servir de reserva de flúor toda vez que o PH baixar criticamente ao ponto de provocar perdas minerais do seu dente; aí o flúor dessa camada é precipitado sobre essas perdas minerais, preservando, assim, a integridade do dente! Como essa camada não é perpétua, aqui reside a necessidade de usar praticamente todos os dias cremes dentais fluoretados. Inclusive, até a placa bacteriana se impregna desse flúor aderido ao dente e atrapalha um pouco da vida dessas famigeradas bactérias.
Bicarbonato de sódio - O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. É também chamado de hidrogeno carbonato de sódio, e apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico. Pode ser produzido por reação de dióxido de carbono com hidróxido de sódio líquido. Seu uso contínuo destrói o equilíbrio ácido-base do organismo causando alcalose metabólica. Seu sódio também causa problemas em cardíacos e em pessoas de pressão alta. O NaHCO3  é um potente elemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Seu uso mais conhecido é como antiácido estomacal porque tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico. É usado como fermento químico, no feitio de quitandas como bolo, roscas e pães, o crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 gasoso. Outras utilizações desse composto: reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina; em curtumes; no tratamento de lã e da seda; na nutrição de animais; na cerâmica; para preservação da manteiga e de madeiras; é um dos componentes dos talcos desodorantes. Esse sal é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podem ser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica. Vc pode usar umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes.Usa tb em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve.Usa como solrisal,para aliviar dor de estomago.Usa com agua morna uma colher de sopa bem cheia em meio litro dagua,para limpar a geladeira,tira cheiro de alimentos.Quando sai firidinha no canto da boca ou na lingua, coloca uma pitada em cima,arde e queima um pouquinho,mas logo cura,faz isto 3xdia.
Sulfato de Cálcio - (CaSO4) : um composto sólido branco. Ocorre na natureza como mineral anidrita, que tem uma estrutura rômbica, mudando para monoclínica a 200oC. Mais vulgarmente é encontrado como composto dihidratado, gesso, CaSO4.2H2O. O sulfato de cálcio é parcialmente solúvel na água e é uma causa da dureza permanente da água. É usado na produção de certos tipos de tintas, cerâmicas e papel. As formas que ocorrem na natureza são usadas na produção de ácido sulfúrico. O sulfato de cálcio, cuja fórmula química é CaSO4, é um composto sólido branco com densidade relativa de 2,96 e ponto de fusão de 1450 ºC. Ocorre na natureza como o mineral anidrita que possui uma estrutura rômbica, mudando para uma forma monoclínica a 200 ºC. Mais vulgarmente é encontrado como composto di-hidratado, gesso, de fórmula química CaSO4.2H2O (cristaliza no sistema monoclínico e possui densidade relativa de 2,32). Quando é aquecido, o gesso perde água a 128 ºC formando-se o composto mono-hidratado, CaSO4.H2O, mais conhecido como gipso. O sulfato de cálcio é parcialmente solúvel em água e é uma das causas da dureza permanente da água. É usado na produção de certos tipos de tintas, cerâmicas e papel. As formas que ocorrem na natureza são usadas na produção de ácido sulfúrico.
Manoxido de carbono - Monóxido de Carbono, de fórmula CO, é um gás inflamável, incolor e inodoro. Essa última característica faz com que este gás seja altamente perigoso, ele é produzido pela queima incompleta de combustíveis fósseis como, por exemplo, lenha, carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, entre outros. Alerta: a cozinha é o local onde CO é constantemente produzido, através da queima de gás butano (gás de fogão). O mau funcionamento do exaustor em cozinhas abafadas faz com que a liberação dos gases para o exterior do ambiente fique mais difícil. Concentrações de monóxido de carbono abaixo de 400 ppm são consideradas baixas e acima deste valor são potencialmente mortais. Portanto, fique atento, a morte de pequenos animais domésticos pode ser um indício de perigo, neste caso procure um técnico para manutenção de seu aparelho. O fato de não possuir cheiro dá ao CO o apelido: assassino silencioso, afinal, já foram muitos casos de inalação e intoxicação imperceptíveis. Como o processo é lento, a vítima só se dá conta do ocorrido após altas doses inaladas. Efeitos da inalação de monóxido de carbono: Em pequenas quantidades pode causar enxaquecas, lentidão de raciocínio, irritação nos olhos e perda de habilidade manual. A inalação de níveis de CO mais elevada pode levar aos seguintes sintomas: náuseas, convulsões, perdas de consciência e, em situações mais graves, pode levar o indivíduo a óbito por asfixia. O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo.
Óxidos de nitrogênio - Uma vez emitido, o óxido de Nitrogênio (NO) se transforma em NO2 em seguida às reações que ocorrem na atmosfera. Essas reações podem levar horas, até mesmo, dias. No entanto, em condições climáticas específicas, pode ocorrer rapidamente a formação de excesso de ozônio por oxidação fotoquímica, devido à presença dos óxidos de nitrogênio na atmosfera. Esses óxidos contribuem para a formação de ácidos na atmosfera e são, em parte, também responsáveis pelo fenômeno conhecido como chuvas ácidas.Para combater esse problema e seus efeitos, um processo tecnicamente muito utilizado atualmente é o de redução catalítica dos óxidos de nitrogênio (processo SCR). Tal processo consiste em injetar amônia (NH3) no fluxo dos gases para transformar de modo acelerado no contato com a superfície do catalisador os óxidos de nitrogênio contidos no efluente gasoso, gerando dois componentes, ou sejam: nitrogênio (N2) e água (H2O).Funcionamento e princípios de construçãoA quantidade de amônia necessária para a redução dos óxidos de nitrogênio é misturada no fluxo gasoso antes do mesmo entrar no reator. O fluxo gasoso, por meio de divisórias é dividido em partes iguais na seção transversal do reator e percorre as diversas camadas de catalisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário