quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tipos de Rima

Tipos de rima

Classificação quanto a

Tipos de rima

Posição no Verso

Interna ou externa

Semelhança de letras

Consoantes – rimam consoantes e vogais
Toante – rima apenas a vogal tônica

Distribuição ao longo do poema

Cruzadas – ABABAB
Emparelhadas – AA BB CC
Interpoladas – A ............... A
Misturadas

Categoria gramatical

Pobres (mesma categoria gramatical)
Ricas (categoria gramatical diferente)

Extensão dos sons que rimam

Pobres (identidade da vogal tônica em
diante)
Ricas (identidade desde antes da vogal
tônica)

Posição no verso

  • Externa - Quando a rima aparece ao final do verso. É o tipo mais comum de rima.

Lembranças, que lembrais meu bem passado

Para que sinta mais o mal presente
Deixai-me se quereis viver contente
Não me deixeis morrer neste estado

(Lembranças, que lembrais meu bem passado, Thiago Augusto Cardoso da Silva)

Posição na estrofe

  • Cruzada ou alternada: O primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto .

Minha desgraça não é ser poeta,

Nem na terra de amor não ter um eco,
É meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco

(Minha Desgraça, Álvares de Azevedo)

  • Interpolada ou intercalada: Frequentemente usada em sonetos, o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro .

Eu, filho do carbono e do amoníaco,

Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco

(Psicologia de um Vencido, Augusto dos Anjos)

  • Emparelhada: O primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto .

Aos que me dão lugar no bonde

e que conheço não sei de onde,
aos que me dizem terno adeus
sem que lhes saiba os nomes seus

(Obrigado, Carlos Drummond de Andrade)

  • Encadeada ou internas: Quando rimam palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte:

Anjo sem pátria, branca fada errante,

Perto ou distante que de mim tu vás,

Há-de seguir-te uma saudade infinda,

Hebreia linda, que dormindo estás.

  • Misturadas: Não tem ordem determinada entre as rimas.

A chuva chove mansamente... como um sono

Que tranqüilize, pacifique, resserene...
A chuva chove mansamente... Que abandono!
A chuva é a música de um poema de Verlaine...
E vem-me o sonho de uma véspera solene,
Em certo paço, já sem data e já sem dono...
Véspera triste como a noite, que envenene
...Num velho paço, muito longe, em terra estranha,
Com muita névoa pelos ombros da montanha...
Paço de imensos corredores espectrais,
Onde murmurem, velhos órgãos, árias mortas,
Enquanto o vento, estrepitando pelas portas,
Revira in-fólios, cancioneiros e missais

(A Chuva Chove, Cecília Meireles)

  • Versos brancos ou soltos: São os versos que não tem rima

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

(Rosa de Hiroshima, Vinícius de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário