quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aristiteles


384 a.c. Aristóteles nasce em Estagira, Macedônia, um reino independente. Seu pai, Nicomachus, médico da corte do rei da Macedônia, ensinou-lhe tudo que sabia de Medicina e Biologia.
367 a.c. Com 17 anos, morre o pai e ele vai para Atenas, onde estuda na Academia do filósofo Platão. Este preferia o argumento à experiência como meio de chegar à verdade.
348 a.c. Platão morre e Aristóteles, aos 36 anos, deixa Atenas e viaja por 12 anos. Nesse período cria duas novas academias e casa-se com Pítias, filha adotiva ou sobrinha do rei da Macedônia. Em suas viagens, ele encontra pescadores e criadores que lhe falam dos animais que conhecem. Aristóteles os classifica em animais com sangue e animais sem sangue, uma divisão que corresponde grosseiramente a vertebrados e invertebrados.
345 a.c. - 342 a.c. Torna-se tutor do príncipe Alexandre (Alexandre, o Grande).
335 a.c. Volta para Atenas e se dedica ao trabalho científico, abrindo o Liceu, centro de estudo e especulação especializado em Biologia e História. Recebeu esse nome de Apolo Liceus, o deus dos pastores, em cujo templo foi instalado.
323 a.c. Alexandre morre e Aristóteles retira-se para Chalcis (hoje Khalkis) na ilha de Euboea (hoje Evvoia) ao norte de Atenas, por causa do sentimento antimacedônico reinante na cidade. Já havia escrito mais de 150 volumes de notas e tratados sobre Biologia e o mundo físico. Esses trabalhos mostram que havia identificado mais de 500 espécies de animais.
322 a.c. Aristóteles morre em Chalcis, aos 62 anos de idade.
Século I a.c. Andrônico de Rodes edita uma coleção dos trabalhos de Aristóteles, traduzidos para o latim e divididos em diferentes tratados : Física, Metafísica, Sobre Geração e Corrupção, Sobre as Partes dos Animais, Sobre a Geração de Animais e Sobre Animais.
Século V d.c. O fechamento das escolas pagãs impede a divulgação do conhecimento até o século VIII, quando os trabalho de Aristóteles são recuperados.
Séculos XIII e XIV d.c. Os trabalhos de Aristóteles e Platão dominam os estudos de filosofia na Europa da Renascença. As pesquisas científicas de Aristóteles são superadas por novas teorias nos campos da Física e da Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário